quarta-feira, 25 de julho de 2012

Sobre Ágape

Quando se estuda o amor em filosofia tem-se a distinção de pelo menos três tipos de amor: o philia que é um amor de conhecimento, daí vem a palavra filosofia, que signfica amor a sabedoria; temos eros, do qual deríva a palavra erótica, que aquele amor carnal ou sensual entre duas pessoas, e temos Ágape, que é este amor incondicional. Título de uma obra do Pe. Marcelo Rossi, um livro oracional. Numa das passagens citadas da Bíblica logo no início do livro é umas das mais belas passagens da I carta de São João, no Capitulo 4: 
(7) Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. (8) Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. (9) Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.(10) Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação por nossos pecados. (11) Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros .(12) Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós. (13) Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. (14) E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.(15)Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.(16)Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. (17) Desta forma, o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. (18) No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor. (19)Nós amamos porque ele nos amou primeiro. (20) Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar a seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. (21) Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também a seu irmão.
 Além  magnitude desta passagem que condensa uma visão de amor extremante graciosa para a vivência do cristianismo, quero resssaltar como a sabedoria não é uma coisa que provém necessariamente de livros. Falando com meu avó sobre esta passagem, ele diz intuitivamente que o amor que as pessoas tem de fato não é uma amor, que o amor de Deus é "Wirklich, é o amor efetivo ou real. De alguma forma sabe o que é  a Ágape, esta forma diferente de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo! Coloque sua opinião verdadeira e justificada...

Pesquisar este blog