domingo, 24 de junho de 2012

Algo de Leibniz para a vida

"E penso que no universo nada é mais verdadeiro do que a felicidade, nem mais feliz ou doce do que a verdade." Leibniz. A primeira parte da afirmação estamos absolutamente dispostos a aceitar na integra, por que a felicidade plena deve necessariamente ser verdadeira, agora se a verdade nos causa felicidade, somente se somos autênticos, autenticidade não é algo que você precisa demonstrar a outrem, mas algo que você precisa  ser em si. Somente neste sentido podemos concordar que a felicidade nos deixe feliz, apesar de uma aparente afetação emocional. Essa vai para semana...

Leibniz - apontamentos e leituras

Leibniz está inserido no centro da revolução cientítica em que se destacam o empirismo de Bacon e o Racionalismo de Descartes. O reflexo disso é que a filosofia escolástica com seus problemas e respostas submergiram frente as ciencias matemáticas, em especial a física. A filosofia de Leibniz reflete esse novo paradigma emergente.
Dois conceitos sobretudo foram ameaçados seriamente:
a) conceito de causa final aristotélica, juntamente com a noçao finalísitica do universo (visão teleológica da realidade);
b) O conceito de substância no sentido metafísico, ou seja a realidade última nao possui mais perpe
ctiva ontológica.
O mérito da filosofia de Leibniz está na sua capacidade de sintetizar o pensamento de sua época, a partir da reeleitura destes conceitos. O conceito de Philosophia Perennins em que as questões que permanecem da permeiam a filosofia medieval possam ser conciliados com a Philosophia Novis (nova filosofia).
Leibniz defende que a realidade medieval e a realidade moderna, se colacam em planos diferentes , e em sim mesma não se combatem quando corretamente entendidas, e o estabelecimento de conexões entre ambas produzem enfeitos intenressantes. A genealidade da filosofia leibniziana está em compreender bem o passado e compreender bem o moderno, é um mediador entre ambos os movimentos. Leibniz consegue manter prefuda admiração pelos filosofos considerados ultrapassados na modernidade, chegando a afirma que os "geômetras analíticos" encontrariam muitas verdade neste filosofos.
"É nessa tentativa de reconsiderar os antigos à luz dos modernco e fundir as suas diferentes instâncias que seridade a grandeza histórica e teórica de Leibniz" (Reale e Antiseri, p. 447)

a) Finalismo
A ciência inaugurada por Descartes, propõe explicar os fenômenos que acontecem a partir do "mecanicismmo". Para a explicação mecanicista da coisas é suficiente ter extensão e movimento. Ou seja, quando algo acontece no mundo tem-se uma movimento, imediatamente anterior no tempo e espaço, a partir do aspecto físico, nao existindo qualquer sentido finalístico para este evento acontecer.
O argumento de Leibniz é retirado do livro de Platão do livro Fédon nas suas segundas navegações:
O argumentos é o seguinte:  Anaxágoras argumenta que a o fato de Sócrates ter permanecido na prisão e nao ter fugido é porque Sócrates tinha perna s feitas de músculos, tendões, ossos... do  ponto de vista mecanicista. Mas a razão de Sócrates ter permanecido na prisão é na verdade é de ordem moral, julgou que era o bem permanecer e aceitar a condenação.

Pesquisar este blog