sexta-feira, 18 de maio de 2012

Globalização

çãSe
Interpretação do vídeo
1) Há dois tipos de globalização segundo o video, caracterize estas duas etapas?
2) Explique o signficia dizer que o "consumismo é o grande fundamentalismo"?
3) O desenvolvimento do Norte é diferente ao desenvolvimento do Sul, porque possuímos o "terceiro mundismo" mais forte do que na época da guerra fria?
4) Explique o que é o "consenso de Washington" (1989), - os países retomassem a trilha do desenvolmvimento? Qual qual o problema deste modelo americano?
5) A única crise que importa para o capitalismo é a crise econômica, explique este modelo restrito de crise, que possui um aspecto ideológico?
6) Qual o modelo ideológico de Estado pregado pelos países desenvolvidos, qual é o modelo de Estado praticado?
7) O que significia uma nova divisão internacional do trabalho a paritr da globalização?
8) Explique o papel dos meios de comunicação (mídia) para a globalização? 
9) Qual a relação da ética e justiça que permea a globalização? Como deveria ser?
10) Como é a democracia num mundo globalizado?
Reflexão
No Livro "O mundo é Plano" Thomas L. Friedman destacando os momentos da Globalização, carcteriza-a em três períodos históricos: Globolaziação 1.0 "A primeira se estendeu de 1482 - quando Colombo embarcou, inaugurando o comércio entre o Velho Mundo e o Novo - até por volta de 1800. (...) o princípal agente e mundaça, a força dinâmica por trás do processo de integração globar, era a potência muscular (a quantidade de força física, a quantidade de cavalos-vapor, a quantidade do vento ou, mais tarde, a quantidade de vapor). Globalização 2.0 de 1800 a 2000: "O principal agente de mudança,, a força dinãmica que moveu a integração global, forma as empresas multinacionais, que se expandiram em busca de mercado e mão de obra - moviemento emcabeçado pelas sociedades, por ações inglesas e holandesas e pela Revolução Industrial". A Globalização 3.0 que ocorreu a partir de 2000: "a força dinâmica vigente é a recém descoberta capacidade dos indivíduos de colaborarem e concorrerem no âmbito mundial. (...) Como resultado, cada pessoa agora precisa, e pode, perguntar: como é que eu me insiro na concorrência global e nas  oportunidades que surgem a cada dia e como é que o eu posso, por minha própria conta, colaborar com as outras pessoas no âmbito global?" (p. 19-22). A partir do filme e da citação, pesquise e caracterize os três momentos da globalização, atentando principalmente para a globalização 3.0, nos aspectos econômicos, ideológicos e poltíticos.



Documentário sobre discriminação e racismo

Entrevista de Demértrio Magnoli sobre o racismo

Assista a entrevista de Demétrio Magnoli e responda as seguintes questões:
Questão de interpretação do vídeo:
1) Por que Magnoli defende que o Brasil não é racista?
2) Explique a "dissonância histórica" sobre o racismo entre o Brasil e Estados Unidos?
3) Porque os médicos sanistaristas colaboram na questão da miscigenação?
4) Por que em alguns momentos históricos o senso não faz menção a questão étnica? Por que o autor é contra "rotulação do estado"?
5) Como através da linguagem tranformamos o Brasil num país bipolar, eliminando a miscegenação?

Questão de reflexão:
1)Em seu livro "Uma gota de Sangue" Magnoli que "A raça é fruto do poder do Estado que regeita o principio de igualdade entre os cidadãos" (P.16), qual é a relação do Estado com a questão racial no Brasil?




Pesquisar este blog